Apoio Psicopedagógico

˝Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.˝ Carl Jung

Nem todos aprendemos da mesma forma, e nem temos as mesmas experiências ou aquisições durante a infância, que nos permitam ter as bases necessárias às aprendizagens escolares.

Para ultrapassar tais dificuldades, é preciso, por vezes, recuar às bases que ficaram por consolidar, e recorrer a estratégias de ensino diferenciadas e específicas para cada aluno.

O Apoio Psicopedagógico consiste numa intervenção individualizada e adequada às necessidades de cada aluno, cujos principais objetivos se relacionam com: a Identificação das causas que estão na origem das suas dificuldades; o treino de competências de aprendizagem e estudo (linguagem, perceção, atenção, memória, raciocínio lógico); a reeducação da leitura e da escrita; a estimulação cognitiva das áreas que constituem barreiras às aprendizagens académicas e a promoção da autoestima, autorresponsabilização, motivação e do sucesso académico.


Consiste num conjunto de atividades e experiências de aprendizagem diferenciadas e diversificadas, com recurso a diferentes materiais. As aprendizagens académicas são assim abordadas de forma mais lúdica e apelativa, reforçando a autoestima e o desenvolvimento do aluno.


O apoio realiza-se em sessões individuais de uma hora e destina-se a alunos com fraco desempenho escolar, sem causa aparente; alunos com diagnóstico de Dislexia, Digrafia, Disortografia ou Discalculia, entre outros.

Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.